domingo, novembro 05, 2006


Eis uma das "coisas" que considero bela e muito provavelmente todos pensamos o mesmo, mas porque?Sei bem que a ligação que temos a esta imagem é bem diferente da que temos com o pôr so sol e por isso mesmo é natural que a consideremos bela, mas será so por causa da ligação? e com o pôr do sol por exemplo?Qual é a razao?Porque é belo ou porque pensamos que é? Posted by Picasa

4 comentários:

Anónimo disse...

Acho que as coisas são belas aos olhos de quem a vê. Há quem prefira coisas simples, há quem prefira coisas exóticas.
Por aqui, agora está uma grande trovoada... há quem tenha medo, há quem não goste, há quem simplesmente não ligue.
Eu decidi abrir os estores, desligar a luz e ver os relâmpagos ouvindo os trovões estalerem pouco depois. Acho belo. Porquê? não sei.

Anónimo disse...

Sem querer retirar beleza às coisas grandes da vida, acho que a teoria da vinculação explica relatyivamente isso (ver attachment theory).
E é bela porque provavelmente é o primeiro contacto com o mundo exterior e esse contacto é aprazível: faz-nos bem. A vida vai passando e parece insistir em provar o contrário: que o mundo não é um lugar acolhedor; não há muita gente que nos dê de comer, que nos dê calor, que nos dê contacto.
E, contudo, permanece o desejo de um mundo melhor. Mas agora, não dado por ninguém. Mas construído. E quando há parceiros para o construir, melhor.

RaquelM disse...

Pois...bem sei que este exemplo não é o melhor, é verdade que é bem explicado através da teoria da vinculação , mas mesmo assim ainda há quem seja insensível. A minha intenção era perguntar no geral, mesmo quando não existem ligações como esta. Uma paisagem desconhecida,o mar, uma flor.Porque pensamos que é belo? O que nos "diz" que é?

Anónimo disse...

A pergunta é honesta e releante. Espero que não entendas as minhas respostas como enciclopedismo barato; como não sei onde estás, opto por uma linguagem mais objectiva, mais pensante que emocional.
Os medievais falavam dos "transcendentais". Que não têm nada de transcendente. Transcendentais são as características universais do ser. Falavam da unidade, do bem, da verdade, do belo.
E diziam que eles são "convertíveis". O ser é belo, o ser é verdadeiro... logo o belo é verdadeiro, o belo é uno. Chega de Tomás de Aquino!
Não acredito que o belo seja apenas a conformidade aos critérios sociais aprovados do "belo". Isso é outra coisa; gera uma sensação de posse sobre o objecto dito "belo".
O belo, parece-me é outra coisa. a imagem que postaste, o pôr do sol... são-nos belas porque nos evidenciam uma densidade elevada de ser.
Proponho um jogo: olha a imagem, ou o pôr do sol ou... atenta nas emoções associadas, nos movimentos interiores que sentes. Depois "pesquisa" outros momentos com "sintomas" semelhantes; se calhar vais reparar que aparecem diante de situações aparentemente nada "estéticas" (de acordo com o senso comum.
Tenho tido, ao longo da vida, algumas experiências de forte intensidade estética: uma das que recordo agora, tinha eu para aí 18 anos; observava um pai jovem (30 e muitos; 40 e poucos) abraçado a uma filha adolesecnte (13-15) com s+indoram de down.