segunda-feira, setembro 17, 2007

De regresso

Olá a todos! Já faz algum tempo que aqui não venho como, aliás, acontece sempre no período de férias.


Confesso que me tem apetecido escrever, mas a inspiração nem sempre surge. Ontem enchi-me de vontade, mas ao ler as maravilhosas palavras da minha amiga Ana Maria redigidas no "LUME" e como sempre, com extrema correcção, sensibilidade e sabedoria, desisti. É verdade, a minha alma ficou estupefacta e qualquer palavra que escrevesse parcer-me-ia absurda.


Hoje já ganhei algum fôlego ;) . Começo, então, por comentar a mudança de visual do blog. Resolvi transformar "a folha", escura e triste, numa verde e laranja, com o intuito de alegrar e aquecer o "inverno" (Outono) que se avizinha. Parece-me que esta mudança agradou, pois já recebi o comentário favorável do P. Rui A., obrigada!


Hoje começou o período lectivo, e com ele as aulas que todos ansiávamos!...ou não!Forcei-me a acordar bem-disposta apesar do repreensível tempo cinzento que tanto me desagrada. Na faculdade o "borbulhar" de emoções e o perfume a regresso preencheram os corredores. Senti o peso da responsabilidade por melhorar o meu desempenho. Pude antever algumas mudanças, contudo acredito que tudo correrá pelo melhor.


Estava agora a acabar de ler o jornal e, como em todos os dias, semanas, e meses antecedentes havia referência ao caso dos McCann! Realmente este caso é, sem dúvida, um fenómeno de "massas" e pelo que consta conseguiu a proeza de atingir, com a foto da menina, o segundo lugar no «ranking» de fotos mais vistas em todo o mundo, atrás das fotos da princesa Diana.


É óbvio que é um caso que preocupa, que revolta, que nos enche de dúvidas, inquietações, suspeitas. É óbvio que se trata de um desaparecimento e possível (ou certa?) morte de uma criança. A todos nós, "treinadores de bancada" só resta esperar pelos resultados das investigações, porém assistimos a especulações constantes. Tudo isto é verdade, e muito mais. Contudo, se me é permitido também vou fazer um comentário, não à forma como os McCann tratam a polícia portuguesa e os jornalistas portugueses, não como o casal tem sido alvo de críticas duras, mas à triste discrepância entre este caso e os anteriores.


É muito triste...no jornal até vem o apoio de um milionário inglês para a defessa dos McCann...e os meninos portugueses? Atenção! estamos em Portugal, os outros casos eram exclusivamente portugueses e, como tal, deviam ser objecto de todo o interesse e mobilização. Mas não. Não foi isso que aconteceu, não foi esse o caso, porque não eram ingleses, porque não tinham muito dinheiro nem poder, porque não havia esta espécie de guerra entre a imprensa inglesa e a portuguesa, e interesses políticos. É profundamente triste...

2 comentários:

Maria disse...

Minha querida, tenho penas que as minhas palavras te tenham inibido de escrever. Não era, de todo, essa a minha intenção. Aquele post foi apenas uma reflexão que resultou de uma conversa e de uma grande verdade! O resto são apenas palavras...

Quanto ao caso McCann, e por dever profissional (embora isto não seja um meio de comunicação social, nunca se sabe quem pode estar a ler), não posso, não devo, nem quero pronunciar-me...

Beijo enorme,

Maria

Anónimo disse...

O fim advém de se passar muitas vezes pelo início, não é sra. Dra. Enfermeira? ;o)
bjoka
F.