sábado, novembro 14, 2009

Partindo desta frase de Buda, podemos perceber o quanto o crescimento e o desenvolvimento é um processo permanente de construção.

Apesar dos nossos anseios, e aqui falo por mim, com uma vontade desmedida de conseguir objectivos rápidos, facilmente e sem obstáculos, existe um processo, um caminho, uma escada, um percurso de quilómetro a quilómetro de trabalho, de batalha.

Realmente "um jarro enche-se gota a gota", não podemos exigir que a água entre e encha o jarro num movimento perfeito repentino sem que haja um processo repartido e preciso para que seja eficaz.

A minha noção de conseguir allcançar objectivos teve sempre por base a perfeição, a rapidez, a facilidade mesmo sabendo que a vida não é assim. Temos obstáculos, não somos perfeitos, passamos por etapas e processos diversificados na vida e nem por isso deixamos de ter valor, muito pelo contrário.

Não adianta olhar para o lado e querer ser como x ou y, não adianta dizer que o nosso reflexo tem imensos defeitos, vale a pena é olhar para dentro de nós e perceber que se quisermos realmente conseguimos tudo, desde que deixemos de ter uma ideia preconcebida de que "não conseguimos isto", "não somos aquilo".

E depois ouvimos imensa gente dizer "tu devias" "tu não fizeste" "tu não conseguiste", etc etc. Quando o que realmente interessa é o nosso caminho é o que fazemos de bom, é o nosso percurso para a melhoria de nós, para a nossa excelência.

Basta de olhar para baixo e ouvir os "nãos" e os "devias" dos outros, basta de ouvirmo-nos dizer interiormente que deviamos alcançar ou ser ou fazer etc etc, chega!!! Temos sim é de olhar para nós, olhar para o reflexo da nossa alma e ver o vencedor, o homem ou mulher que somos, e com quem estamos bem e em paz.

Raquel Martins

Sem comentários: